sexta-feira, 3 de julho de 2009

Manifesto

Isso porque já acordo com aquela sensação contínua, e todo mundo diz que é pra se acordar outro, mas eu não. É uma raiva que me cobre junto com os lençóis, deve ser por isso que não sinto frio. A posição do corpo deitado requer respeito, boa gente, não é qualquer coisinha de cochilar não. Cochilar se cochila sentado com barulho de ônibus, em sala de aula, em espera de médico, em salões de beleza, em cinema não, ou sim não sei, mas acho quase sempre burrice então pra mim é não. Enfim. Pense que há todo um ritual de preparação, aquele “ir deitar”, ah isso é tão bonito. Há o banho quente, o chá , a mamadeira, os pijamas limpos; eu,por exemplo , troco pijamas com uma regularidade quase metafísica, porque é uma arte saber quando, inclusive minha avó diz que eu sujo muito pijama, mas é o tal do viés artístico ou você tem ou não.
De qualquer forma, as palavras aqui me saem indignadíssimas de estarem existindo, pois neste exato momento caber-nos-ia o silêncio, e este só. Mas não, imagine se é possível dormir. Aqui vivo num cortiço de luxo, pior, nos cortiços não devia ter essa política de boa-vizinhança, me acordou puxo a navalha. Não. Aqui eles só não dão o toque de recolher, então gozo da noite pacífica, eu os lixeiros e os gatos, ás vezes dá vontade de ir a rua pra abraçar a noite que só nós entendemos. Eis que de manhã assim, naqueles primeiros estágios de sono, começa o inferno. É um barulho é a porra do teto apapeloado, que nem vidro, porta e ouvidos fechados alivia, eu devia viver na NASA ela comenta, e eu entendo de física? Além da obrigação do começo de vida, que na minha opinião deveria ser optativo, existe também a obrigação do bom humor, mas isso faz parte da cultura dos programas matinais claro, foi a partir deles que o ser humano em geral aprendeu que pela manhã a gente acorda feliz, sorridente E comunicativo. Eu, do contrário, penso que a fala deveria ser racionada e em escala tanto menor os sorrisinhos. É isso.

Bom dia.

4 comentários:

Euro Azevêdo disse...

Alguém já disse que despertar é o troço mais doloroso que existe; eu, que acabei de acordar EXATAMENTE agora, sou um manifesto vivo do tal dito.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Entendo o que você diz. Eu nunca gostei de barulhos. Nenhum. Nunca. Não sei que horas o filho da puta do meu lado foi dormir. Ou se está doente. Maldita civilização que inventou os tais dos direitos. Gostaria de viver num desses lugares ou épocas em que se me incomoda quebro os ossos. Tão mais humano. Mas recomendo dormir mais cedo. Os sonos bons aconteceriam no meio da noite, e de manhã, ser acordado pelos malditos macaquinhos não seria tão incômodo. Chato mesmo é quando se quer (ou se precisa) dormir cedo e tem aquele sonzinho de sambinha e barulho de copos tilintando e risadas vazando pela parede ao lado porque algum desgraçado mental decidiu que é bonitinho celebrar a vida. Pau na bunda dele.

Nina Monteiro disse...

hauhauhauhauhauha Como a gente é diferente nisso! Outro dia me liga meu pai: "Filha, estive pensando... O que vc mais gosta na vida?"
Eu, sem titubear: "Ah, pai, eu gosto de acordar."